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quinta-feira, 1 de março de 2012

Introdução monografia

INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos de uma sociedade de consumo efêmero, onde tudo é questionável acaba-se deparando com a seguinte questão: Qual a influência da Moda na economia do Brasil? O trabalho tem como foco demonstrar em qual patamar está à moda, no aspecto do crescimento do país, em qual dimensão, como também a influência no cotidiano das pessoas que a produzem e a consomem. Refletir sua relevância, que muitas vezes passa despercebida, não dando o devido valor ou por ignorância ou por apenas não interessar pelo assunto. O que pretende-se também buscar neste trabalho é: mostrar que moda não é um dado supérfluo, e sim uma realidade construída desde a criação ao consumo.

Diante dessas e outras questões como: Por que fazer moda? Para onde vai esse capital? De que forma ele está movimentando a economia, enfim, qual a sua influência no comportamento psicológico economicamente falando? Pretende-se analisá-las para assim mostrar ao consumidor qual a sua importância.

Esse questionamento vem a partir de críticas de consumidores com poucas informações sobre moda de educação formal em âmbito técnico – acadêmico; o problema está na forma como é vista por um olhar analítico dos primeiros passos da indústria de confecção. Como em tudo existem modos e maneiras de se trabalhar, tem os que fazem de forma tecnológica, valorizando todo o processo e fundamentalmente os funcionários, mas também há os que trabalham pensando só em si, egocêntricos e é muitas vezes esse pensamento que deprecia a imagem, que tira a beleza não só do objeto, da matéria, mas da poética, do estudo, da leitura, da pesquisa, do fazer moda.

E o fato de ter escolhido moda e economia foi pela percepção ao longo dos meus estudos e experiências de mercado, onde objetivamente vi que é uma ciência que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, uma vez que para tudo, por menos que seja, precisamos de recursos financeiros. Observo o quanto é significativa a indústria de confecção principalmente aqui do Ceará que gera uma grande movimentação na economia. A cada ano aumenta o número de confecções com maior empregabilidade, grandes volumes de produção, consequentemente maior quantidade de pontos de vendas entre eles mercados populares, lojas, shoppings, gerando um grande consumo. E a tendência é crescer e desenvolver mais ainda, esse é o sentido da sociedade.
Sabe-se que a economia é de suma importância para qualquer sociedade, faz parte da rotina, da vida das pessoas. É uma das ciências sociais que mais influência as outras. Mediante essa temática, Steven Connor[1] (CHATAIGNIER, 2008, p.18):

Uma das mais notáveis e representativas áreas da teoria pós-moderna da cultura popular é a moda”. Vale observar que a moda é vista como cultura popular, não mais como uma atividade elitista e fechada em torno de cadeirinhas douradas e passarelas vermelhas.

Visto por esta ótica, fica muito claro que hoje todos têm acesso ao consumo da roupa, seja como adorno, proteção, mas acima de tudo como representação de status.


[1] Steven Connor: é professor de Literatura Moderna e Teoria na Birkbeck College, em Londres, onde leciona desde 1979. Ele também é o Orator College. Ele é diretor acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Londres Consórcio Humanas e Estudos Culturais.

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